Visitante estenja a vontante deicha a sua mensagem, obrigado

sábado, 29 de agosto de 2015

V ideo de Odesi-Ifa Babalawo Ibualamo apresenta como funciona o atendimento individual em seu ( Abasé, Barracão,Terreiro ) de Candomble.






Babalawo, no caso dos homens, e Iyanifá, no caso das mulheres. Iniciáção, formação teológica e herbarista,alémde adoção de uma filosofia de vida.
 
Babalawo o pai do segredo, Babalawo é uma palavra da língua yorubá que etimologicamente pode ser dividida em duas, sendo baba entendido como pai ou papai e awo, como sendo segredo.
A formação é teológica e herbarista além de adoção de uma filosofia de vida que possa tornar sua conduta exemplar social, emocional e espiritualmente. A transformação do iniciante: Em Omo Ifá (filho de Ifá) São três os rituais iniciáticos:(Ishefá, Itefá e Shipelé).

Aos Interessados no Jogo dos Odus através do jogo dos Búzios, a consulta ira solucionar vários tipos de situações em nossa vida, para agendar sua consulta entra em contato para agendar com o zelador Sr. Arnaldo.
Oferendas de ebos para a properidade, ebos para os odus, ebos para  o amor, ebos para Bori e iniciação, feitura do Ori (Feitura do Santo - para se torna um Sarcerdote, (Babalawo- Iyanifá, Babalaorixa-Iyalorixá).

Pelos Tel: (55)3134187159 – (55)3134187899)–Cel Wahatsapp Oi: (55)31+ 8636-2863 -   Cel Tim: 31+7315-0048. 55+3199290675 - E-mail: ibualama.aguiarfilho@gmail.com         
Belo Horizonte , MG.  Atendimento ao publico, toque todos os sábados e as Quarta Feiras, as19:30 e finaliza as 21:30.

Aboru Aboye Ibosise – Asé ooo.
Exenplo: Como funciona o Jogo dos 256 Odus de Ifa.
Oráculo dos Odus Ifa\Orumila

1Èjìogbè
O Odù Èjìogbe fala de iluminação, bem estar geral , vitória sobre os inimigos, despertar espiritual, vida longa e paz mental.
Observação ocidental : Novos negócios ou intensificações nos negócios existentes.
novos relacionamentos, ou experiências espirituais podem ser esperadas .
                                                                                                                                            Os orixás podem ser considerados arquétipos da personalidade freqüentemente escondida das pessoas. Os seus adeptos têm em comum tendências inatas e um comportamento geral correspondente a cada Orixá: a virilidade devastadora e vigorosa de XANGÔ, a feminilidade elegante e vaidosa de OXUN, a sensualidade desenfreada de OYÁ-YANSAN, a calma benevolente de NANA, a vivacidade e a independência de OXOSSI, o masoquismo e o desejo de expiação de OMULU  os mais cultuados atualmente no Brasil, e de acordo com o título, uma religião gba serviço do povo, os de maior interesse pela nossa própria necessidade, maior conhecimento e interação. Levando sempre em consideração que são denominados na linguagem yorubana. 

Forma mais individual, mesmo dentro do seu grupo, que é denominado "qualidade" do orixá, cabe uma explicação mais aprofundada; cada pessoa tem um orixá individual, único e exclusivo, não existem dois orixás iguais em toda terra, e todos possuímos, o que chamamos de cuia, formada por sete orixás, sendo um principal, chamado de "frente" - o dono do Orí, o segundo "ajuntó, os demais: "proteção", "carrego", "alicerce" e cumieira".                                                                                                                                               
A cada orixá, as qualidades variam de acordo com a nação que se pratica (kêto, gêge, angola, ijexá, fon), essas qualidades exprimem situações desses orixás, que podem ser, títulos honoríficos (caso de Xangô), tipos de animais, lugares, situações, formas os sete orixás que formam a "cuia" de cada pessoa, com as suas mais diversas qualidades, formam entre si, uma combinação matemática, quase que infinita, o que propicia a cada indivíduo, um orixá único, sem outro igual.

Os ORIXÁS - Deuses IORUBÁS na África e no novo mundo – seriam ancestrais místico encantados e metamorfoseados nas forças da natureza. Cada Indivíduo tem um ORIXÁ principal que é o "dono da cabeça", e outros três que exigem cultua cão e que também  oferecem proteção. A tradição afirma que cada ser humano, no momento em que é criado, escolhe livremente sua cabeça (ORI) e seudestino (ODU). Cada pessoa tem uma origem, que a liga a uma divindade específica. Esta parte divina é situada dentro da cabeça.                                                                                                                                                   
A substância de origem divina (IPORI) torna manifesta a filiação a um deus g especifico – o ELEDÁ, por Isso chamado o dono da cabeça. Conhecer seu ELEDÁ possibilita ao homem ser artífice de seu próprio destino, cumprindo as obrigações ou Interdições que seu ORIXÁ determina. 
                                                                                       
Saber manipular tais influências equivale ao conhecimento do horóscopo natal com as melhoras de vida, que se pode obter sabendo ouvir os astros. 0 "dono da cabeça" (LEDÁ) determina o tipo psicológico de seu filho e responde, também, por suas características físicas e seu destino.

Tradicionalmente, sabe-se qual o ORIXÁ da cabeça, pela leitura de búzios - forma divinatória na qual se lê o ODU. Para isso, usa-se búzio africano (CAURI) previamente preparado para esse fim. Voltaremos, após uma visão geral da estrutura do CANDOMBLE, aos ORIXÄS e tipos psicológicos - ORIXÁS POUCO.